Scroll Top

A designer e curadora Marta Manente

Premiada nacional e internacionalmente, ela idealizou e fez a curadoria do 1o Prêmio Internacional Salão de Gramado de Design que visa a promover nomes promissores.

A cadeira de balanço Revoar pode até ter sido a peça que impulsionou nacional e internacionalmente a carreira de Marta Manente, diretora do Studio Marta Manente Design. Mas, muito antes de ter a própria marca, a tecnóloga em produção moveleira – pós-graduada em Design de Produto com ênfase em móveis e decoradora de interiores – já convivia em um ambiente criativo em Bento Gonçalves, cidade gaúcha cuja economia é impulsionada pelo polo moveleiro e pelas vinícolas – A designer e curadora Marta Manente.

Quando seu bisavô veio da Itália, montou nesse município uma empresa que trabalhava com toras de madeira para fazer balsas. O pai de Marta seguiu a tradição ao se tornar marceneiro. “Minha família inteira sempre esteve ligada ao ramo de madeiras e isso, para mim, acabou se tornando muito inspirador”, diz.

Quando chegou a sua vez de escolher a profissão, nada mais natural que estivesse associada à matéria-prima com a qual estava literalmente mais familiarizada. “Antes de criar o Revoar, fiz muito produto industrial. O que mais gosto na cadeira de balanço é justamente o fato de valorizar o trabalho manual”, revela. A peça é feita com fios de couro natural empregados para tranças, cordões e franjas, que criam o movimento de voo.

Outro xodó é a poltrona Jasmim, peça com desenho sinuoso que remete à pétala de flor e que tem estrutura de madeira reflorestada tauari. A palha natural trançada à mão, o tecido no encosto e os pés giratórios também ajudaram a consolidar o nome da designer em vários pontos do mundo.

Com design autoral e sofisticado, Marta foi convidada pela Apex Brasil para expor seus móveis no Isaloni e Fuore Saloni em Milão, e ICFF, em Nova York, entre 2016 e 2022, pulando apenas 2020 por causa da pandemia. Também tem estado presente em semanas internacionais de design nas cidades de São Paulo, Milão, Roma, Paris, Estocolmo, Londres, Barcelona e Berlin.

E desde então ela vem acumulando vários prêmios. O primeiro foi com o sofá Flag, que recebeu os prêmios Objeto Brasil e Design Challenge NYC, ambos em 2016. Em 2022, o sofá Maré foi laureado no Salão Design e o sofá Pietra, na categoria Wish List do Salão de Gramado.

A designer sabe da importância dessas premiações para motivar talentos. Ela mesma, além de ser convidada para apresentar peças em mostras, passou a ser procurada por outras marcas para assinar projetos.

Por isso, Marta idealizou e assinou a curadoria do 1o Prêmio Internacional Salão de Gramado de Design 2023, que aconteceu durante a 9a edição do já famoso Salão de Gramado. A premiação foi destinada a designers de produtos e indústrias de móveis, objetos e iluminação do Brasil e da América Latina. “Além de incentivar novos talentos, os critérios para escolher os melhores foram formatados dentro das necessidades e das expectativas das empresas da região”, explica. Para a estreia do prêmio, Marta fez questão de ter uma categoria de criadoras mulheres. “Nós ainda somos minoria no design internacional e, por isso, incentivamos nomes femininos com trabalhos relevantes”.

A ideia também é que a premiação possa impulsionar a nova geração. “Para quem está começando na carreira sair com a chancela de um prêmio de design como esses é bem importante. Então, além do troféu, do certificado e da cerimônia, criamos um selo para os produtos que serão vendidos nas lojas, fazendo com esses novos designers sejam reconhecidos”, explica.

Posts relacionados

Deixe um comentário