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Identidade brasileira

A primeira edição do concurso Brasil Design Talents, com curadoria do jornalista e arquiteto Marcelo Lima, levou peças premiadas para o Salão Satélite, de Milão.

“ A inspiração para a linha de vasos Carbono parte da natureza. Os vasos buscam por meio do biomimetismo [tecnologia que propõe replicar no dia a dia os modelos de sucesso criados pela natureza] mimetizar o habitat das diversas espécies de orquídeas existentes no Brasil. O formato torneado dos vasos se assimila a um tronco, servindo de apoio e as elevando verticalmente. Todos os modelos da linha Carbono são feitos em madeira e alumínio de reúso.” – PATRICK AFORNALI

 

“A luminária de piso Orbe foi confeccionada em cabaça e madeira brasileira roxinho, utilizando técnicas de slow furniture para valorizar os conhecimentos ancestrais e artesanais. Inspi- rada nos instrumentos musicais da capoeira, como o agogô, reco-reco e berimbau, a peça vai além da simples função de iluminação, representando um símbolo da cultura brasilei- ra e de sua história de resistência e liberdade desde os tempos coloniais. A essência criativa da luminária Orbe mistura sentidos e busca significados ligados à identidade brasileira.” – JÚLIA OKADA

 

“A luminária Pêndulo tem por objetivo unir a marcenaria tradicional e os processos de fabricação industrial automatizados. Seu corpo é usinado a partir de um bloco único
e maciço de madeira de demolição, e seus pés, também usinados, encaixados por ‘Rabo de Andorinha’. O trabalho manual, fino e delicado, entra na fase de acabamento, com incontáveis camadas pacientemente polidas que revelam a beleza da matéria-prima que antes seria descartada.” – GUILHERME POSSANI

 

“A cadeira LT convida à contemplação da beleza na reutilização de materiais, evocando a ideia de sentar-se sobre uma pilha de lixo. Com texturas e materiais altamente diversos – resíduos de madeira, vidro, pedra, papel e plástico –, cria uma ‘lixoteca’. Seus blocos são modulares e em forma de prisma, sendo encaixados numa barra roscada galvanizada. A madeira sobreposta em seu assento utiliza técnicas de marchetaria e de queima para atingir seu tom enegrecido.”  – VICTOR XAVIER

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