E hoje abre ao público a 36ª edição da CASACOR São Paulo (@casacor_oficial), que tem como tema “Corpo e Morada”. Se trata de uma síntese de pesquisas de tendências do Manifesto 2023, que definiu o conceito desta edição, com 74 ambientes únicos. CASA COR 2023.
Livia Pedreira, presidente do conselho curador do evento, fala com exclusividade para a &DESIGN sobre a escolha do tema que inspirou artistas, arquitetos, designers de interiores e paisagistas da mostra. Play!
Abaixo, você confere o belíssimo manifesto:
Cartografia do afeto
Um vírus persistente, uma guerra inacreditável, o desarranjo das economias e a intolerância. Estes eventos, somados aos efeitos dramáticos das mudanças climáticas, fazem soar o alerta para o fato de que o mundo adoeceu por falta de cuidado. Do micro ao macro, tudo parece pedir atenção para compor uma nova cartografia de cura, afeto, esperança.
Tão longe, tão perto, a guerra sempre impõe perdas trágicas. Mas, desta vez, foi além e evidenciou a fragilidade das nações mais ricas do planeta na corrida climática. Deu, ainda, um ultimato: o tempo das providências está se esgotando! Há sinais por toda parte. No entanto, continuamos distraídos, talvez mesmo de olhos cerrados, repassando a responsabilidade para outras esferas. Agimos como se estivéssemos desconectados da fascinante teia urdida por uma harmônica colaboração entre as espécies vivas.
Tecer nosso amanhã exige a persistência de um jardineiro, cujo jardim transborda muito além do canteiro de casa. Exige cultivar o solo interior, o self, tão maltratado pelos excessos e pela desesperança. Exige tornar a casa uma extensão do nosso corpo, mais saudável, fluida e resiliente. Exige, ainda, a delicadeza dos pequenos gestos para transformar nossas cidades em organismos vivos, que beneficiem todos os seres que as habitam. Exige, finalmente, paciência e uma silenciosa atenção para desenhar uma utopia da esperança.
Esse desejo de regeneração acolhe a ancestralidade, a espiritualidade e a as tradições. Mas deixa de lado qualquer nostalgia. Somado aos saberes já alcançados, ele é capaz de nos religar à natureza e a nós mesmos. Cultivar um jardim secreto é, ainda, antidoto certeiro para conter desequilíbrios pessoais, sociais ou ambientais. Faces de uma mesma moeda. Esse cultivo diário requer presença e tolerância, para consentir a alvorada de improváveis e surpreendentes rimas.
CASACOR SÃO PAULO 2023
30 DE MAIO A 6 DE AGOSTO DE 2023
CONJUNTO NACIONAL, AVENIDA PAULISTA 2073
Terça a sábado, das 12h às 20h | Domingos e feriados, das 11h às 19h
Compra de Ingressos aqui.