DO ENSINO À CRIAÇÃO

A parceria entre a PUC-Rio e a &DESIGN
resultou em uma produção colaborativa e inovadora para a 5a edição da revista.

A parceria entre a PUC-Rio e a &DESIGN resultou em uma produção colaborativa e inovadora para a 5a edição da revista.
Os alunos, com a orientação das professoras, desenvolveram um projeto gráfico que valoriza a leitura e a interação, combinando elementos visuais criativos, como ilustrações originais, com uma estrutura gráfica organizada e flexível. Essa experiência proporcionou um aprendizado significativo e um resultado final de alta qualidade.

POR IZABEL OLIVEIRA, FABIANA PRADO E SUZANA VALLADARES

O PROCESSO para criação do projeto gráfico editorial de uma revista envolve vários aspectos, tais como hierarquização da informação e elaboração de uma estrutura gráfica que permita a flexibilidade necessária na distribuição dos elementos – textos, imagens etc. – nas páginas, mantendo a integração entre as informações e a harmonia do layout, para oferecer uma leitura e interação confortáveis ao leitor.

O convite para parceria entre a PUC-Rio e a &DESIGN na elaboração do projeto gráfico da 5a edição da revista viabilizou a oportunidade de trabalhar com alunos do curso de Design num projeto editorial completo, envolvendo todas as etapas de um processo real: o contato com a editora e o fluxo das matérias, o trabalho de layout e a diagramação de diferentes tipos de textos e assuntos, até a elaboração do pacote final para impressão.

Para execução desse processo de trabalho, organizamos uma equipe formada pela professora Izabel Oliveira, como coordenadora das ações, as professoras Suzana Valladares e Fabiana Prado, como orientadoras em todas as etapas de desenvolvimento, e um grupo de alunos com diversos níveis de experiência em design editorial e ilustração.

Inicialmente, fomos apresentadas ao conjunto de revistas já produzido para uma etapa de análise e diagnóstico com a observação minuciosa da estrutura editorial e das características gráficas adotadas nas edições anteriores. 

Tivemos bastante liberdade para definição dos recursos gráficos que iriam nos orientar e optamos por atuar na abordagem de composição do espaço de página e do uso sistematizado de uma única fonte tipográfica, Barlow, em suas variadas opções de peso e largura, nas diversas situações de títulos e textos em destaque. Definimos as proporções nas relações entre margens, mancha gráfica e adotamos uma grade (grid) com modulação de 5×9 e 6×9 para textos e imagens.

O curso de Design da PUC-Rio sempre teve uma inclinação acentuada para a ilustração, tanto pela vocação de muitos dos seus alunos quanto pelas várias disciplinas ligadas a essa temática. Diferentes técnicas de produção e tratamento de imagem também são estimuladas, tanto as artesanais quanto as realizadas a partir dos sowares disponíveis. Assim, uma das primeiras decisões relacionadas à 5a edição foi o uso de ilustrações para caracterizar as cinco aberturas de seções da revista.

Na última fase, funcionamos como uma equipe muito sintonizada de “profissionais” já fluentes no processo de edição gráfica, com alguns alunos podendo atuar, junto às professoras, como tutores ou orientadores dos colegas menos experientes.

Sem dúvida, foi um processo riquíssimo, tanto para os alunos que puderam participar, quanto para nós, professoras.

Posts relacionados

Deixe um comentário