BRASIL, UMA POTÊNCIA CRIATIVA

A grandeza dos números e a crescente excelência das atividades da DW! comprovam que nossa nação é uma potência criativa em ascensão, que se baseia em três pilares: criadores, empreendedores e recursos naturais brasileiros.

A grandeza dos números e a crescente excelência das atividades da DW! comprovam que nossa nação é uma potência criativa em ascensão, que se baseia em três pilares: criadores, empreendedores e recursos naturais brasileiros.

POR LAURO ANDRADE FILHO

Lauro Andrade Filho é idealizador do festival urbano DW! Semana de Design, que acontece anualmente em São Paulo desde 2012, quando foi lançado com o nome Design Weekend

DESIGN É CRIAR SOLUÇÕES integrando arte, engenharia, forma, função, criatividade e responsabilidade. Na última edição da DW! SP, o total de 367 eventos em 147 locais reforçou a visão e o propósito de um dos maiores festivais do gênero no mundo: mostrar à sociedade o valor do design como processo para encontrar soluções em prol da melhoria da qualidade de vida, em todas as escalas da vida humana.

O caldeirão racial, cultural e religioso produz incontáveis criativos – primeiro elemento da potência – de Norte a Sul, com visões e inspirações plurais e diversas. Nenhum outro país tem hoje uma cena marcada por tanto sincretismo e efervescência.

Apesar do ambiente tóxico e hostil à atividade empresarial, nada derruba a resiliência do segundo pilar da potência criativa: os empreendedores. Esses atores, que fomentam valor onde antes não existia, cada vez mais reconhecem a importância de estarem conectados aos criativos, em especial os designers, abandonando a passos largos as abomináveis práticas de cópia e pirataria.

Acima, instalação na mostra “Do Objeto à Cidade: design em tudo”, no Lar Center, durante a DW!2024

Ao unirmos criadores e empreendedores à biodiversidade e aos recursos naturais nacionais – terceiro elemento –, temos o ecossistema perfeito para a potência criativa. Estima-se que o País detenha 28% da biodiversidade e dos recursos naturais do Planeta. Essa riqueza, usada de forma sustentável e com parcimônia, coloca o Brasil em posição única no cenário global do design.

Presente e futuro são estimulantes e auspiciosos ao design e aos designers brasileiros. E a pujança está apenas começando. Vamos juntos!

Imagem de capa: instalação do artista plástico Marcelo Jácome, com 2 mil pipas de papel, na Onda Carioca do CasaShopping, durante a 1a edição da DW!RJ

Posts relacionados

Deixe um comentário