Conheça os vencedores da 25a edição do Prêmio Salão Design, promovido pela Sindmóveis, que recebeu trabalhos de designers inscritos no Brasil e na Argentina.
POR ELEONE PRESTES
Ao comemorar bodas de prata, o tradicional Prêmio Salão Design – cuja história começou em 1988 dentro do Sindmóveis, o Sindicato das Indústrias de Mobiliário de Bento Gonçalves (RS) – alcança hoje mais de 15 mil inscritos de 37 países. Essa história de difusão de talentos passa pela formação da identidade do design brasileiro e conta com muitos nomes reconhe- cidos entre os vencedores da premiação, como os designers Guto Indio da Costa, Zanini de Zanine e Jader Almeida.
José Ferro, gerente de Design do Grupo Unicasa, também faz parte da linha do tempo dessa premiação como estudante e designer pro- fissional e, desde 2019, como diretor do Prêmio Salão Design. Ferro ressalta que os laureados ganham visibilidade no mercado com o prêmio e também que, em 2023, a novidade do voto po- pular é um estímulo para o público manifestar a sua preferência.
Adelia Borges, jurada nas três edições mais recentes, de 2020, 2022 e 2023 e presente como jornalista no ano do surgimento da premiação, em 1988, faz questão de realçar o papel do Prêmio Salão Design para alavancar o setor no cenário nacional. A historiadora de Design credita grande importância ao polo moveleiro da Serra Gaúcha
e atribui parte do incremento da ligação entre o setor criativo e o setor produtivo no Brasil ao Sindmóveis e ao Prêmio Salão Design.
Na 25a edição, com 575 projetos inscritos, foram escolhidos 228 finalistas por um júri técnico-funcional. No final, foram eleitos os
11 vencedores: entre os 9 da avaliação estético- -criativa do segundo grupo de jurados, mais um prêmio especial e o produto escolhido entre os fi- nalistas pelo voto popular. Os premiados exibem peças com soluções criativas e inspiradoras que remetem à memória afetiva, à brasilidade e ao estilo de vida, confeccionadas com manualidade e tecnologia, resultando em móveis contempo- râneos com alma.
A qualidade dos projetos inscritos este ano chamou a atenção de Adelia. A também crítica e curadora independente destaca as duas criações de Porfírio Valladares: o banco Taboa, produzido no material que dá nome à peça, “com tipolo- gia presente no design popular brasileiro”, e a poltrona Varal, composta por materiais frio
e quente, com tapetes dispostos na composi- ção, fazendo jus ao nome, reunindo produção industrial e artesanal, a seu ver uma “solução inteligente”. Valladares conta ter ficado “muitís- simo feliz, até mesmo um pouco atordoado, por ter recebido dois prêmios”. O olho treinado de Adelia enfatiza ainda a presença da alta tecnolo- gia na impressão 3D da poltrona Sinuosa, design de Rodrigo Saldanha Erthal e Arian Rayegani, e a “solução com frescor, inteligência e sagaci- dade” do uso do couro de pirarucu revestindo a estrutura de metal da cadeira Enxada, obra de Pedro Monteiro Luna.
Isso tudo começou com a sugestão do designer Guilherme Fontanari – falecido em 2020 e homena- geado in memoriam na edição passada do Prêmio – ao presidente da Movelsul de 1988, Dorvalino Pozza. Surgia então na Serra Gaúcha, região de grande polo moveleiro, o 1o Prêmio Movelsul Design Móveis, que depois seria transformado no Prêmio Salão Design. Este ano, a mostra com os 11 produ- tos vencedores da edição ocupa espaço exclusivo
na feira Movelsul Brasil, de 28 a 31 de agosto, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Vale referir o slogan da campanha de 2023 do Prêmio Salão Design – “É no design que tudo começa” – que, para o diretor Ferro, consiste na reconexão entre ideias, inovação e pessoas. Para a distinção aos vencedores, a premiação conta com Berneck e Interprint como patrocinadores máster e Akeo, Blum, Dalmóbile e Zen como patrocinadores.
Falando em Design…
O que a DW! Semana de Design de São Paulo reserva para 2024? Estamos a poucos dias do início de um festival urbano incrível, que já é o maior da América Latina e um dos mais importantes do mundo – e esperamos você! A DW! SP 2024 tem data marcada, de 14 a 24 de março de 2024, em São Paulo. E vai trazer novidades!
Tema institucional inédito
A primeira delas é que o festival traz, pela primeira vez, um tema de comunicação institucional. A DW! Semana de Design de São Paulo acontece no período em que se comemora o Dia Mundial da Água, em 22 de março, e este foi o ponto de partida para a identidade visual desenvolvida pela arquiteta, designer gráfica e educadora Maria Claudia Levy Figliolino. A cartografia hidrográfica da cidade, composta por rios e córregos atualmente invisíveis – e essenciais para o desenvolvimento de São Paulo – ganhou um olhar de design de Maria Cau e vai ser a base para a iconografia e outros elementos visuais que estarão presentes em todas as comunicações da DW! SP 2024.
A agenda começa no dia 15/03 as 11h com a palestra: O Design Moveleiro e o Prêmio Salão Design, o bate papo descontraído com os alunos conta mais sobre os 35 anos do Prêmio Salão Design, sua história, o Design Moveleiro Brasileiro e Latino-Americano, grandes nomes e grandes projetos que fizeram parte da história do Prêmio e uma breve apresentação da 26ª edição do Prêmio 2025.