Semana Internacional do Design de Milão: Beleza em cena

Ética, responsabilidade e sustentabilidade desenham o viver de amanhã.

Por Lara Bezzecchi, de Milão

Fotos: Divulgação

A Milan Design Week (MDW), que ocorreu de 7 a 12 de junho, deve ficar na memória. Não só porque o evento coincidiu com a celebração da 60ª edição do Salone del Mobile, mas porque foi a primeira e grande oportunidade para o setor se reunir após a pandemia – e assim, discutir sobre as interpretações e respostas que o mundo do design pode dar a novos temas do viver.

Dentre eles, a ética e a sustentabilidade. Nesta perspectiva, Maria Porro, presidente do Salone del Mobile, propôs um caminho de reflexão em nome da reciclagem e de upcycling em um dos pavilhões da feira, o “Design with Nature”, com curadoria do arquiteto Mario Cucinella. A temática do meio ambiente se deu também pelo uso de materiais naturais ou de alta tecnologia. Houve ainda tentativas de respostas às novas necessidades da fluidez da vida contemporânea com produtos já concebidos. O evento recebeu propostas de reinterpretação de alguns projetos icônicos de empresas com um grande patrimônio cultural.

Confira alguns projetos de destaque deste 60º Salone del Mobile

1. LE BAMBOLE, design Mario Bellini, B&B Italia
Uma versão renovada para celebrar os 50 anos de “Le Bambole”. Houve uma reinterpretação que oferece ainda mais conforto e sustentabilidade graças aos materiais de última geração e novos tecidos.

2. AERO D, design Studio Shibulero, Living Divani
Com alma minimalista, é o novo escritório para o home office. Aero D reinterpreta as novas necessidades do viver contemporâneo: móveis essenciais, onde a estrutura e os alinhamentos sugerem usos e possibilidades diferentes e personalizáveis.

3. YELLOW BOX, Design Knindustrie, Knindustrie
Coleção versátil de caixas de madeira de acácia, objetos elegantes para uma nova mise en place. Podem ser utilizadas como tigelas de queijo ou porta-temperos, a depender do número de recipientes em seu interior.

4. LIVING BOX, design Vincent Van Duysen, Molteni&C
Homenagem a Gio Ponti, Living Box é um produto que valoriza a tradição italiana com a combinação de materiais nobres, detalhes refinados e uso integrado da iluminação. Adequado para toda a casa, especialmente para a área de estar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TOP

Assine a &Design Magazine e fique por dentro das maiores tendências do mercado, da arte, da arquitetura, da moda, da decoração e muito mais!