O empreendimento da Bidese Construtora (@bideseconstrutora) traz móveis e objetos de Jader Almeida, Estudiobola, Domingos Tótora, Gustavo Bitencourt, Jacqueline Terpins, Marcelo Caruso, Patrícia Anastassiadis, Vírgula Ovo, Guilherme Wentz e Zanini de Zanine – PEÇAS DE 10 NOMES DO DESIGN BRASILEIRO
O Brasil é a principal fonte de inspiração do design mobiliário nacional, a exuberância da natureza, a variedade de materiais e culturas são motores de criatividade para artistas e profissionais da área que se destacam dentro e fora do país. Nomes brasileiros são presença constante no A’ Design Award & Competition, por exemplo, que elege anualmente os destaques do design mundial.
Na capital do Paraná, o Edifício Zen, da Bidese Construtora, se destaca pela seleção de 27 peças de 10 renomados designers brasileiros. A lista é composta por Jader Almeida, Estudiobola, Domingos Tótora, Gustavo Bitencourt, Jacqueline Terpins, Marcelo Caruso, Patrícia Anastassiadis, Vírgula Ovo, Guilherme Wentz e Zanini de Zanine.
“Eu sou um apaixonado pelo mobiliário brasiliero. Quando recebi o projeto do Zen, essa curadoria de móveis brasileiros já veio à mente pela utilização de elementos naturais, formas e conceitos. Selecionamos designers que trabalhassem com os temas que priorizamos no projeto como um todo, como o de arte, bem-estar, calmaria e contato com a natureza. Tudo isso permeou o conceito japonês wabi-sabi aplicado no Zen”, explica Giuliano Marchiorato, arquiteto responsável pelo projeto de interiores do edifício.
Sobre os designers
Jader Almeida – @jaderalmeida
Tecnologia e produção manual são aliados nas produções do designer Jader Almeida. Seu trabalho consiste em transformar peças detalhadas em extensões de espaços cheios de conforto e minimalismo.
Estudiobola – @estudiobola
Formas dinâmicas, proporções e acabamentos rigorosos que elevam a beleza e a vida útil dos materiais. Esses conceitos são aplicados desde os primeiros estudos até a finalização de toda a produção do Estudiobola, transmitindo personalidade e simplicidade em desenhos autorais.
Domingos Tótora – @domingostotora
Beleza e função são prerrogativas inseparáveis para o designer mineiro Domingos Tótora. Em seu habitat de expressão e experimentação encontra-se, além de raízes e laços afetivos, sua principal fonte de inspiração: a natureza. A partir da reciclagem do papelão, o artista concede status de arte a peças simples do cotidiano.
Gustavo Bitencourt – @bittencourtgustavo
A intimidade do olhar transmitida para peças delicadas de mobiliário. É assim que o designer Gustavo Bittencourt enxerga a relação entre as peças que produz e as pessoas. Ele transmite em suas peças referências, pontos de vista e criatividade acumuladas de suas jornadas pelo mundo.
Jacqueline Terpins – @jacquelineterpinsestudio
Uma estética minimalista aliada à uma busca orgânica traz às peças de Jacqueline Terpins um traço de memória em temperatura elevada. A escolha da designer por trabalhar com formas geométricas cria objetos e móveis atemporais.
Marcelo Caruso – @carusodesign
A madeira é a personagem principal do designer Marcelo Caruso. Ela é ponto de partida e de chegada de todos os seus desenhos. A busca por transformar essa matéria prima em simplicidade visual através da concordância geométrica fazem de cada peça desenvolvida pelo artista um contato com a individualidade.
Patricia Anastassiadis – @patriciaanastassiadis
Resgate de memórias afetivas. Cuidado com os detalhes. Formas criadas para integrar-se harmoniosamente aos espaços. O trabalho desenvolvido por Patrícia Anastassiadis destaca-se por exibir identidade e propósito atrelados a técnica e funcionalidade.
Vírgula Ovo – @virgulaovo
Objetos e móveis para usar, para ver e para colecionar. Por mais instigantes que sejam à primeira vista, as peças da Ovo se revelam mutantes. Permitem diferentes composições, configurações e disposições. Tudo isso sem abrir mão do design ou da arte envolvidos no processo de criação e consolidação das peças.
Wentz – @wentz.design
A marca de Guilherme Wentz busca transformar ambientes em extensões contemplativas da natureza. O designer ressalta a tropicalidade e perspectivas simples e contemporânea do design de móveis brasileiro.
Zanini de Zanine – @zaninidezanine
Zanini de Zanine possui a arte correndo em suas veias. Filho do renomado arquiteto José Zanine Caldas, o designer cresceu assistindo o pai trabalhar. Com o seu aguçado senso de arte, Zanini desenvolveu uma linha de mobiliários com peças produzidas industrialmente, usando, além de madeira com origem controlada, materiais diversos como plástico, metacrilato, metais e partes de outros produtos industrializados.
Mais informações em www.bidese.com.br